Página inicial > Ciranda Mundi > 2006: Venha para a Ciranda Afro

2006: Venha para a Ciranda Afro

segunda-feira 3 de julho de 2006, por ,

O núcleo de comunicadores/as afro-brasileiros/as participantes da Ciranda Internacional da Informação Independente constituiu este ano a Iniciativa Ciranda Afro-Brasileira de Comunicação Compartilhada.

A proposta é parte integrante da Ciranda Internacional e se orienta pelas mesmas práticas e conceitos adotados desde a primeira edição, no Fórum Social Mundial, em 2001, de cobertura coletiva e compartilhada de eventos de grande interesse dos movimentos sociais pelas midias alternativas.

A Ciranda Afro-Brasileira cobrirá eventos nacionais ou internacionais de interesse dos movimentos, organizações e redes comprometidas com os interesses da população afro-descendente e será a aberta a participação direta das midias alternativas e comunicadores sociais presentes nesses grandes encontros.

Da II CIAD ao VI FSM

O calendário imediato da Ciranda Afro-brasileira já aponta para a CIAD- II Conferência Internacional de Intelectuais da África e da Diáspora, de 12 a 15 de Julho, em Balvador, Bahia, como primeiro evento a ser coberto coletivamente pela Iniciativa, e tem no horizonte a cobertura do VII FSM, em Nairobi, Quenia, 2007.por uma equipe de jornalistas afro-brasileiros/as

Desde 20 de Junho de 2006, quando o lançamento da iniciativa foi formalizado em encontro da Ciranda na Casa da Cidadania Planetária, do Instituto Paulo Freire, a página própria Ciranda Afro foi aberta na internet, dentro do portal Ciranda, com nome das primeiras organizações e midias participantes e as primeiras notícias da conferência em quatro línguas. No site, basta escolher o idioma, no alto, à direita, para ver também matérias já traduzidas.

Como participar

Jornalistas e comunicadores/as presentes poderão inscrever-se pessoalmente seus veículos, publicando janelas para suas coberturas na Ciranda Afro, ou escrever diretamente no site, que opera integramente em software livre. Há espaço publicação de galerias de imagens, ilustração dos artigos inseridos e apoio à edição por equipe à distância, inclusive para edição de áudio (entrevistas ou boletins)

Para tornar-se autor ou autora da Ciranda Afro, basta clicar em "Espaço Privado", à esquerda da página, e depois em "cadastre-se", deixando o nome com o qual a pessoa assinará seus materiais e email para receber login e senha. Depois, é só entrar na mesma página "Espaço Privado", digitar login e senha e utilizar o campo "Escrever uma nova matéria" para enviar um artigo. Ao final, é preciso "solicitar publicação", no final da página. Mais orientação está disponível à esquerda do site, nos item Quero Publicar.

Sempre que um artigo chegar ao site Ciranda, uma equipe estará avaliando se o matérial é mesmo referente ao evento e, na dúvida, entrando em contato com o/a autor/a.

Coberturas diretas

A publicação da cobertura da II CIAD será concomitante ao evento, com fechamento de conteúdos retardatários na semana sub-sequente. A sistemática é semelhante à da Ciranda Internacional, que se coloca como referência para localizar artigos e sites que estejam divulgando informações sobre o evento enquanto este acontece, ou poucos dias depois.

Para o máximo de representatividade do movimento negro na cobertura da II CIAD, o grupo participante do lançamento da Ciranda Afro Brasileira no dia 20 de Junho deliberou por contatar e convidar as diferentes mídias alternativas presentes ao evento e também comunicadores/as das organizações afro-brasileiras participantes, para que se integrem à cobertura conjunta. O convite está aberto.

Outra deliberação do núcleo é acompanhar e participar de iniciativas voltadas a fortalecer a atuação da mídia afro-brasileira, e contribuir com experiências em comunicação compartilhada.

Formas de participar

1) Divulgação do link da Ciranda Afro (http://www.ciranda.net/spip/rubrique10.html)para ampliar o alcance da cobertura coletiva. O logotipo se encontra aqui.

2) Enviar ao email ciranda@ciranda.net, ou responder no final deste artigo, enviando o nome e link da sua organização ou midia e meios de contato

3) Cadastrar-se para o site Ciranda no "Espaço Privado". Todas as pessoas cadastradas passarão a integrar a lista de distribuição de informes da Ciranda Afro-Brasileira.

Já participam da Iniciativa Ciranda Afro-Brasileira de Comunicação Compartilhada comunicadores/as/ apoiadores/as das seguintes entidades

Centro Cultural Francisco Solano Trindade

Agentes de Pastoral Negros do Brasil

Espaço Negro

Instituto do Negro Padre Batista

Federação de Dança Afro-Brasileira

Soweto

Instituto Paulo Freire

Ongnet - MG

Coletivo dos Estudantes Negros de São Paulo

Secretaria Afro-Humanista

Ciranda Internacional da Informação Independente


Ver online : Ciranda Afro