Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > A esquerda arrasa

Grécia

A esquerda arrasa

domingo 25 de janeiro de 2015, por Ciranda.net,

Todas as versões desta matéria: [Español] [Português do Brasil]

As ruas viveram momentos de alegria pela vitória de Syriza, partido que ganha as eleições gerais com 36,5 por ciento

O Partido Syriza, liderado por Alexis Trsipras, venceu as eleições parlamentares na Grécia, com 36,5 por cento dos votos, correspondentes a 150 lugares no Parlamento, faltando apenas um lugar para maioria absoluta (que permite formar um governo independente), de acordo com resultados oficiais preliminares fornecidos pelo Ministério interior do país.

As projecções foram divulgadas pelo Ministério do Interior. Enquanto isso, o Partido da Democracia Nova, representado pelo primeiro-ministro grego Antonis Samaras, ganhou 27,7 por cento dos votos, para 76 assentos. O partido neonazista Amanhecer Dourado é atualmente o terceiro mais votado, com 6,3 por cento, que lhe garantiram 17 cadeiras.

Em seguida, o novo partido centrista centrista Para Potami obteve 5,9 por cento dos votos e 16 lugares.

Em seguida, os comunistas do KKE, conseguiram 5,6 por cento e 15 lugares e o Pasok - (social-democratas) do atual vice-primeiro-ministro Evangelos Venizelos, obteve 4,8 por cento dos votos e 13 assentos. Em último, ficaram os gregos independentes, direita nacionalista, com 4,7 por cento e também 13 lugares.

O partido do ex-líder do PASOK e antigo primeiro-ministro, George Papandreou, ficou fora do parlamento.

Os resultados globais serão conhecidos na segunda-feira de manhã. 9,8 milhões de eleitores foram chamados a votar neste processo, anunciado como o mais importante nos últimos anos, em uma eleição que transcorreu na normalidade.