Página inicial > BRASIL > Comunicação > Anonymous diz estar no controle de computadores da Anatel

Anonymous diz estar no controle de computadores da Anatel

domingo 3 de julho de 2016, por Redação Ciranda ,

Para devolver acessos, hackers exigem da agência posição posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa

A página da “rede”” Anonymous no Brasil divulgou o sequestro, através de ransomwares, de computadores da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), com o propósito de forçar a agência a posicionar-se contra o limite para franquia de dados na internet.

"Eis que hoje, dia 1 de julho de 2016, inauguramos uma nova fase nas ações hackativistas pela liberdade da informação no Brasil. Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de ransomware", diz a nota do grupo.

Em abril, operadoras anunciaram a intenção de adotar um sistema de franquia de dados na internet fixa, gerando revolta entre usuários no Brasil. Com a ação de 1º de Julho, os hackers do Anonymous disseram estar no controle dos computadores da Anatel para devolvê-los apenas quando a a agência atender ao clamor dos internautas brasileiros."O objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa", afirmam.

Primeira ação foi feita em abril

Os ataques de hackers à Anatel para barrar a cobrança de franquia na internet fixa começaram no dia 21 de Abril, e passaram a se repetir. Chamada "negação de serviço", a forma de ataque mais usada é a de controlar um grande número de computadores por meio dos quais os hackers acessam um mesmo site ao mesmo tempo, criando um colapso no sistema, que não suporta o tráfego simultâneo em determinadas proporções.

O ataque se repetiu no dia 26, derrubando novamente o site da Anatel e ainda deixando uma mensagem provocativa, voltada a fazer a Anatel sentir em casa o que a franquia de dados limitada pode fazer na casa dos outros:

"Anatel, relaxa. Próximo mês sua franquia volta ou então você pode contratar um pacote de dados agora mesmo do tipo "Ilimitado Por Definitivo". Aproveita e abre uma reclamação no site da Anatel. Com amor Anonymous".

Até este sábado (2) A Agência ainda não havia se manifestado sobre a informação do Anonymous ou problemas enfrentados na véspera.