Página inicial > BRASIL > Aquele cafezinho preto passado na hora

Aquele cafezinho preto passado na hora

quarta-feira 29 de março de 2017, por Elenara Iabel ,

Da caixa de lembranças da LeleX, de quando cuidou o cerimonial do presidente Lula, recém empossado em seu primeiro mandato, no Fórum Social Mundial 2003, em Porto Alegre

Daí tu (procura documentos porque) tem que dar explicação pro leão do que tu recebe pra alimentar tua família e encontra fotos de quando Lula foi eleito pela primeira vez presidente do Brasil.

Da equipe que coordenava a produção do anfiteatro por do sol do GT-Cultura do FSM, eu fui a escolhida, pelo cerimonial da presidência, para coordenar o camarim do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Esquema de segurança fodido, até homens rãs dentro do Guaíba, tinha.

JPEG - 98.1 KB
Lula no FSM 3013
Carro oficial do Presidente Lula, recém empossado, chega ao Gigantinho, para pronunciamento no Fórum Social Mundial de Porto Alegre

Aliás, a presença do Lula na história da minha vida é bem interessante. Quando entrei na faculdade de Direito, final dos anos 80, início dos 90, banquei a discussão com a professora de Diireito Civil por conta da mudança de nome. Ela dizia que, pela lei, não se altera nome do registro civil. Eu defendi que alterava, sim, e citei Lula, como exemplo. Resultado: ela exigiu que eu provasse.

Fui na Prefeitura, Olívio Dutra era prefeito de PoA (Porto Alegre). Falei pro Caranguejo, o santanense César Alvarez. Ele me passou o contato do dr Roberto - agora não lembro se era o Aguiar, que escreveu "Direito, poder e opressão’, ou o Teixeira, que foi o advogado que peticionou o pedido de alteração do nome de Luis Inácio.

Aconteceu que eu apresentei não apenas a inicial, como também cópia da sentença em que Luis Inácio não apenas alterou seu nome, como se tornou sobrenome, alterando o nome de todos seus familiares, em que foi incluído "Lula" em seus registros civis.

JPEG - 65.4 KB
LeleX e Dona Mariza Letícia
A primeira dama Mariza Letícia é recebida pela representante do Cerimonial do Fórum Social Mundial 2003

Bem, aqui estão umas fotos que encontrei do dia de Lula recém eleito presidente do Brasil no Fórum Social Mundial.

Lembro que na lista do cerimonial não constava café, Eu falei pro chefe da segurança, que era a pessoa que coordenava e ele me disse: o presidente não toma café, só cachaça.

Adivinha o que o Lula pediu, ao sair do palco? "Companheirinha, tem aquele cafezinho preto passado na hora?" Óbvio que eu, desse meu jeito de ser, chamei o chefe da segurança e respondi ao Lula: Presidente, esse sr disse que era desnecessário café, porque o sr. só toma cachaça.


A foto em que Lula está suado, ao meu lado, tem uma mancha em sua camisa que não é original da foto, hahahaha