Página inicial > FSM > Atividades Negras-Afro-Mundiais.

Atividades Negras-Afro-Mundiais.

sábado 5 de fevereiro de 2011, por Vanessa Cruz, Vanessa Cruz Vanessa Cruz

Todas as versões desta matéria: [English] [français] [Português do Brasil]

Atividades da diáspora no Fórum Social Mundial 2011.

Pela segunda vez na África, o Fórum Social Mundial pretende focar na história de resistência e luta dos povos africanos. Esta edição do FSM 2011 que acontece em Dakar – Senegal, tem um dia dedicado a diáspora, um FSM negritado, com suas vozes ecoando por todo continente de que a igualdade racial é possível, um momento para todos e todas que foram sequestrados de suas terras possam encontrar suas raízes, rever desafios e possibilidades para a reparação de nossa população negra escravizada.

Doze eixos permeiam este fórum, no eixo 10 – Diáspora e Renascimento Africano, os desafios e possibilidades da produção de conhecimento na diáspora, educação popular para o combate ao racismo, Panafricanismo como organização política da luta pela reparação, reparação histórica para as pessoas de descendência africana nas Américas, são alguns dos temas levantados pela diáspora no Brasil.

O Instituto Transformance traz a união dos países africanos de língua portuguesa, com atividades em Gorée. Também participarão nesse dia a banda baiana Ylê Aiyê que fará um show após a caminhada de abertura na faculdade Cheik Anta Diop.

A programação da Diáspora está agendada para a segunda-feira, 7 de fevereiro, e estará espalhada pelo IFAN - Instituto Fundamental da Africa Negra (Institut Fondamental d’Afrique Noire - IFAN).

Acesse a programação.