Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > Fórum Mundial de Mídia Livre > Brasileiros visitam Hebron e Jerusalém Oriental

MISSÃO À GAZA

Brasileiros visitam Hebron e Jerusalém Oriental

sábado 4 de abril de 2015, por ,

Integrantes da Missão Humanitária à Gaza estiveram na quinta-feira (2/4) em Hebron, cidade ao sul da Cisjordânia, onde a ocupação israelense está muito avançada. "É tenebroso. É difícil de falar porque os israelenses ficam em cima da casa dos palestinos jogando lixo nelas.Para evitar que o lixo se acumule, os palestinos colocaram grades e sacos", conta Gal Souza, da Soweto, que integra a missão.

Em Hebron, o grupo foi recepcionado por Ahmad Jaradh, do Centro de Informação Alternativa, que contou um pouco da dura rotina dos palestinos. "Aqui você vê uma pessoa como civil pela manhã e, à tarde, como soldado. Em ambos os casos ela está armada. De vez em quando os israelenses armam checkpoints por conta deles. Então quem governa aqui: é o Estado ou os colonos israelenses", declarou Jaradh.

Ele falou que os colonos israelenses atacam frequentemente os palestinos e que eventualmente os soldados de Israel impedem mas nunca levam o caso para a delegacia e, portanto, nunca são levados a julgamento. Já o contrário, quando um palestino se defende os soldados se juntam aos colonos para atacarem os palestinos.

Missão visita casa de palestino ocupada por israelenses

Na noite anterior, de quinta-feira após um dia cheio em Jerusalém Oriental, onde visitaram a casa do palestino Nabeel, de 71 anos, que parte de sua casa ocupada por colonos israelenses recém chegados dos Estados Unidos, a delegação brasileira da missão se reuniu com Mustafá Barghouthi, um dos fundadores da campanha BDS, de boicote a produtos israelenses, e candidato na última eleição com número expressivo de votos.

Reunião com Mustafá Barghouthi / Fotos: Gal Souza

Imagens de Hebron:




Vídeo com declaração do líder palestino Ahmad Jaradh:
https://www.facebook.com/photo.php?v=629180163881743