Página inicial > FSM WSF 2016 > Brechó Eco Solidario vai a Montreal

Brechó Eco Solidario vai a Montreal

segunda-feira 25 de julho de 2016, por ,

Participantes do FSM 2016, no Canada, podem levar objetos pessoais usados em bom estado para trocar durante a feira criada em Salvador, usando a moeda social "grão"

O grupo de atividades de economia solidária formado por Débora Nunes, Emerson Sales, Patrick Viveret, Geneviève Ancel, Erika Leone e Fabia de Melo vai promover e debater o funcionamento do Brechó EcoSolidário, durante o Fórum Social Mundial, que este ano se realiza na cidade de Montreal, no Canadá, de 9 a 14 de agosto. Para isso, Débora já começou a divulgar a convidar participantes a levarem objetos pessoais usados e em bom estado para trocar na feira, conhecendo e fazendo uso da moeda social "grão".

Inspirada e conectada à rede internacional "Dialogues en humanité", que organizou o primeiro brechó em 2002, em Lyon, e continua a promovê-lo anualmente, a atividade brasileira é realizada desde 2006 em Salvador, com um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social "grão". De acordo com os organizadores, trata-se de um importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária.

Em Salvador, o evento acontece anualmente em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), formativo (variadas atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qiqong, massagens, reiki, etc).

A página do brechó explica que as universidades foram pioneiras na realização do Brechó, mas a cada ano foram se construindo parcerias com diversas outras instituições, do setor público, empresas e ONGs. O evento continua sendo construído de maneira autogestionária com a coordenação da Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania.

O evento original, "Dialogues en humanité", vem se descentralizando, buscando parcerias com eventos afins em várias cidades do mundo e sendo realizado também em Berlim / Alemanha, Bangalore / India, Riad / Marrocos, entre outras. O "Dialogues" possibilita ao público a discussão e vivência de inovações na sociedade para fazer face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade.

Em Montreal, o brechó será realizado nos dias 11 e 12/08, juntamente com uma exposição de moedas sociais de todo o mundo. Como em todos os brechós organizados em Salvador, amoeda Grão será o meio de troca entre os produtos usados.


Ver online : FSM 2016