Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > Chamado dos movimentos sociais a mobilizar para o próximo Fórum Social (...)

Chamado dos movimentos sociais a mobilizar para o próximo Fórum Social Mundial, Túnez 2015

quinta-feira 26 de junho de 2014, por Ciranda.net,

Todas as versões desta matéria: [عربي] [English] [Español] [français] [Português do Brasil]

Os movimentos sociais tunisianos e do Magreb Mashreq convidam para, de 24 a 38 de março de 2015, compartilharem os esforços por justiça, igualdade e paz e para discutir temas mundiais e construir junto alternativas às quais todos os povos do mundo aspiram.

Estimad@s amig@s

Em sua última reunião em Casablanca, em dezembro de 2014, o Conselho Internacional decidiu orgnizar a próxima edição do Fórum Social Mundial em Tunis.

Esta decisão foi tomada depois de uma avaliação da organização e do impacto do FSM 2013, depois de uma leitura comum da situação e das lutas dos movimentos sociais da região e no mundo, e do novo contexto geopolítico e da evolução da crise do modelo neoliberal.

Está claro que, depois de ter sido em 2011, graças às revoluções e os movimentos democráticos, uma fonte de esperanza para si mesma e para o resto do mundo, a região passa por evoluções que inspiram profunda preocupação. Os governos dos últimos três anos não foram capazes de reformular e implementar alternativas para responder às preocupações dos jovens em busca de liberdade e de emprego, às mulheres que buscam a igualdade, aos movimentos que buscam justiça social. Pelo contrário, em toda a região, o fluxo de armas e a violência de extremistas religiosos se enraízam, as políticas neoliberais ditadas pelo Banco Mundial e o FMI são apresentadas como a única solução e os movimentos sociais e democráticos são criminalizados. Intervenções políticas e án presentadas como la única solución, y los movimientos sociales y democráticos están criminalizados. Intervenciones políticas y militares externas se converteram em regra e cada caso apontam para a exploração da instabilidade interna em favor dos Estados Unidos, Europa, Turquia e países do Golfo.

Além do Magreb Mashreq, o continente africano, transofrmado em uma fonte principal de matérias primas e apresentado como a `nova fronteiravuelto una fuente principal de
materias primas y presentado como la "nueva frontera" econômica, também é golpeado duramente pela violência extremista, o assalto aos recursos, a violência devastadora dos programas de ajuste e a militarização generalizada de seus territórios.

Em todo o mundo, incluindo Europa, Ásia, América Latina y do Norte, os movimentos sociais se defrontam com a piora das crises econômicas, sociais e ambientáis, e um questionamento sistemático de seus direitos. Novas tensões diretamente relacionadas com as estratégias hegemônicas para apropriar-se de recursos e mercados levam a temer o pior na Europa, Ásia e Africa.

O Fórum Social Mundial continua, mais do que nunca, sendo um espaço vital para os movimentos sociais que lutam para que os povos savaguardem sua dignidade, sigam donos de seus próprios destinos, conquistem novos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais e construam alternativas ao neoliberalismo, mais necessária do que nunca.

Os movimentos sociais tunisianos e do Magreb Mashreq convidam para, de 24 a 38 de março de 2015, compartilharem os esforços por justiça, igualdade e paz e para discutir temas mundiais e construir junto alternativas às quais todos os povos do mundo aspiram.

Juntos, queremos implementar um processo de preparação do FSM 2015 (*). abierto, participativo, democrático e acolhedor da participação à distância.

Outro Magreb Mashreq é possível

Outra África é possível

Outro mundo é possível

Tunis, 20 de junho de 2014

Comitê Organizador do FSM 2015

(*)Algumas datas no processo de preparação

• Abertura do site: 25 de junho 2014

• Seminario do Conselho Internacional do FSM, em Ottawa, agosto de 2014 (à confirmar)

• 1º Seminário Internacional e reunião do Conselho Internacional em Tunis: final de outubro de 2014

• 2º Seminário Internacional em Tunis, fevereiro de 2015

Commission Email Liste mailing

Communicação: communication@fsm2015.org communication.liste@fsm2015.org

Mobilização: mobilisation@fsm2015.org mobilisation.liste@fsm2015.org

Metodologia: methodologie@fsm2015.org methodologie.liste@fsm2015.org

Cultura: culture@fsm2015.org culture.liste@fsm2015.org

Juventude: jeunes@fsm2015.org jeunes.liste@fsm2015.org

Mulheres: femmes@fsm2015.org femmes.liste@fsm2015.org

Logistica logistiques@fsm2015.org logistiques.liste@fsm2015.org

Finanças: finances@fsm2015.org finances.liste@fsm2015.org

Pessoas com mobilidade reduzida: mobilitereduite@fsm2015.org e mobilitereduite.liste@fsm2015.org


//