Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > Dia Mundial da Água marca lançamento da Primeira Semana Internacional de (...)

Dia Mundial da Água marca lançamento da Primeira Semana Internacional de Boicote à Mekorot

sábado 22 de março de 2014, por Ciranda.net,

Todas as versões desta matéria: [English] [Português do Brasil]

Ativistas de todo mundo participam de uma semana de ação contra a empresa israelense de água Mekorot, a principal agente do apartheid da água contra palestinos.

A semana começa neste 22 de março, Dia Mundial da Água, e vai até dia 30, quando os palestinos comemoram o Dia da Terra, em protesto contra o roubo sistemático de terras e recursos por Israel. As mobilizações são uma resposta a um chamado das organizações PENGON/Amigos da Terra Palestina, o Comitê Nacional Palestino BDS e a Coalizão em Defesa da Terra.

Denúncia do Apartheid da Água da Mekorot’s

A Campanha Pare a Mekorot surgiu da ação cidadã em países onde a Mekorot tentou fechar contratos lucrativos geralmente conectados com promotores da privatização da água. Mekorot alega vender sua expertise sobre a água mas cumpre o papel da persistente negação da água aos palestinos, em conluio com os militares de Israel para destruir a infraestrutura de água palestina, enquanto fornece quantidades ilimitadas para os israelenses.

As práticas da Mekorot’s tem sido denunciadas pela ONU e por grupos de Direitos Humanos, ainda que governos tratem das relações com a companhia como negócios usuais. Há porém sinais de mudanças; Na Holanda, a maior fornecedora de água do país, denunciou um acordo com a Mekorot apenas alguns dias após assiná-lo, acusando a Mekorot de envolvimento com a ocupação da Palestina. Na Argentina, ativistas conseguiram suspender um contrato multi-milionário do governo com a Mekorot para construir uma estação de tratamento de águas residuais.

Impedir a Mekorot de tornar-se global

A campanha Pare a Mekorot pretende denunciar parcerias com Mekorot e responsabilizá-las por sua cumplicidade com violações do direito internacional e os abusos dos direitos humanos dos palestinos. Para iniciar a semana no Dia Mundial da Água, os ativistas organizaram:

- Uma twitada para sensibilizar o público sobre a Mekorot, as 18:00 GMT . Mais de 250 pessoas já se inscreveram para a twitada com um alcance social de mais de 300 000 usuários da rede

Os criadores da série " Apartheid Adventures " têm contribuído com um vídeo do YouTube que satiriza as alegações da Mekorot vs a realidade brutal da ocupação. O o vídeo pode ser encontrado no linke: https://www.youtube.com/watch?v=xunD5IgGFyc (disponível em Inglês , Espanhol, Português , Italiano e Francês )

Em todo o mundo os ativistas estão organizando ações para marcar a semana:

Em Portugal, que foi o primeiro paí a lançar uma campanha em 2009 , os ativistas se reunirão na praça principal de Lisboa para pedir à empresa EPA, concessionária de água de Lisboa ,que não renove a sua carta de intenções com a Mekorot, de renovação novamente no verão. O protesto acompanha os esforços no parlamento Português para denunciar o contràto esta semana. Na Itália, uma performance de teatro de rua fará um checkpoint da água", em protesto contra o acordo de cooperação assinado entre a companhia de água de Roma Acea e Mekorot .

eventos e debates serão realizados na Argentin , EUA, Grécia, Uruguai e, em uma dúzia de países da Europa, Américas e Ásia, ocorrem as iniciativas midiáticas e esforços de sensibilização.

O calendário completo pode ser encontrado no site www.stopmekorot.org. Para participar da semana consulte a página: http://stopmekorot.org/take-action


Ver online : Seis razãoes para boicotar a Mekorot