Página inicial > BRASIL > Comunicação > Empoderamento feminino no foco do audiovisual

Empoderamento feminino no foco do audiovisual

sábado 12 de março de 2016, por Creuza Gravina,

Um dos temas mais discutidos nos últimos anos também marcou presença no seminário internacional Rio Content Market.

O evento teve início na terça-feira dia 8 de março, com uma homenagem às mulheres do audiovisual durante a Cerimônia de Abertura.

Ao longo da semana, diferentes produtoras, emissoras e empresas clientes apresentaram projetos audiovisuais que buscavam a valorização da mulher.

InPress, Grey e P&G, exibiram o vídeo de uma campanha do absorvente Always que teve grande repercussão internacional. Com título #LikeAGirl (Como uma garota), tinha como intenção mudar o conceito dessa expressão, desmistificando a ideia de que as ações femininas são sempre mais dóceis, leves, delicadas e até "bobas", como demonstrou um dos meninos participante do filme.

Partindo do conceito de que "uma garota não é definitivamente o que a sociedade diz", a campanha procurou fazer com que não só os homens repensassem suas visões, mas também as próprias mulheres, mostrando que elas podem sim serem fortes, ágeis, firmes e espontâneas como em geral eram quando crianças. A importância de construir e\ou cultivar esses valores até a puberdade também foi ressaltada, a fim de chegarem à fase adulta mais fortes e confiantes.

Seguindo a linha do Branded Content, que visa a consolidação da marca a partir da produção de conteúdo, uma campanha da Pantene apresentou uma espécie de tutorial para os pais aprenderem a fazer penteados em suas filhas, ação que até hoje a sociedade delega para as mães.

No painel “Uma Conversa com Autoras e Produtoras”, ganhou destaque a frase "Mulheres menos humildade, homens um pouco mais de humildade", pronunciada por Debora Ivanov, diretora colegiada da Ancine. No mesmo painel, discutiram como a mulher é retratada na TV e no Cinema, com foco na beleza e no físico. O consenso foi de que é necessário parar de tratar o gênero como corpo. Em relação à criação\produção das obras, falaram do ganho com a inclusão das mulheres e sobre a importância da colaboração e parceria com os homens. Elas também buscaram desfazer a ideia de filme de homem ou de mulher, ressaltando que o que existe é uma diferença na visão dos diretores, independente do sexo.

Nas sessões de pitching, onde produtores buscam "vender" seus novos projetos, a questão feminina também foi citada, mostrando que novas produções devem surgir em breve reforçando ainda mais o tema.

Esse pode ser apenas um começo, ainda que tardio, mas é inegável que a posição da mulher na sociedade ganha força a cada dia nos conteúdos audiovisuais, seja na publicidade, na TV, no Cinema ou nas redes sociais.


Ver online : Rio Content Market


Always #LikeAGirl - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=XjJQBjWYDTs

Strong is Beautiful | Pantene Dad-Do - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=KXPvh8kMFek