Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > FAO e Consea iniciam celebrações do Dia Mundial da Alimentação

FAO e Consea iniciam celebrações do Dia Mundial da Alimentação

Rumo à 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

sexta-feira 16 de outubro de 2015, por ,

Para a FAO, os solos saudáveis estão na base da agricultura familiar, da produção de alimentos e da luta contra a fome

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) realizaram nesta terça-feira (15), no Palácio do Planalto, a cerimônia de abertura das Celebrações do Dia Mundial da Alimentação e do Ano Internacional do Solo.

A presidenta do Consea, Maria Emília Pacheco; o representante da FAO no Brasil, Alan Bonjanic; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo; a ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes; o secretário de Desenvolvimento Humano e social do Distrito Federal, Marcos Pacco; e José Roberto Sfair Macedo, diretor regional do Sesc, participaram da cerimônia.

O ano de 2015 foi determinado, pela FAO, como o Ano Internacional do Solo porque a América Latina e o Caribe têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo, por isso o cuidado e a preservação dos solos são fundamentais para que a região alcance sua meta de erradicar a fome. Para a FAO, os solos saudáveis estão na base da agricultura familiar, da produção de alimentos e da luta contra a fome e, ainda, cumprem um papel como reservatórios da biodiversidade.

O Dia Internacional da Alimentação é celebrado todos os anos no dia 16 de outubro. Em 2015, o Consea estende as celebrações iniciadas nesta terça-feira e até a 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá em novembro.

Contatos para imprensa: (61)3411 2576 ou (61) 3411 3349 ou ascomconsea@presidencia.gov.br

5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Dias: 3 a 6 de novembro de 2015
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília
Saiba mais: Rede Colaborativa em Segurança Alimentar e Nutricional