Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > Fórum Mundial de Mídia Livre > FSM 2015 terá campanha e missão à Gaza

FSM 2015 terá campanha e missão à Gaza

quarta-feira 5 de novembro de 2014, por Rita Freire,

Reunião aberta em São Paulo sobre o FSM, na sexta e sábado, ajudará a organizar campanha de arrecadação de materiais para enviar à Palestina e preparar missão internacional à Gaza, aprovada no último domingo na Tunísia

Um conjunto de organizações internacionais e brasileiras que integram o Conselho Internacional do Fórum Social Mundial aprovou, na semana passada, o início de uma campanha, ainda este mês, no Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino (29), para arrecadar doações a serem enviadas a organizações palestinas para apoiar a reconstrução de Gaza. Idealizada pela Frente em Defesa do Povo Palestino e aprovada pelo Conselho Internacional, a campanha será um dos temas do encontro "Diálogos rumo a Tunis", a ser realizado em São Paulo, sexta-feira e sábado próximos (7 e 8)

Após sucessivos ataques, o mais recente com duração de quase dois meses de intenso bombardeio e destruição por terra, promovidos pelas forças de ocupação
israelense, a população da Faixa de Gaza terá de reconstruir toda sua insfraestrutura, de moradias a hospitais, de escolas ao abastecimento de água, de geração de energia aos postos de trabalho. De acordo com Soraya Misleh, coordenadora da frente brasileira de solidariedade, e também representante da campanha BDS (Boicote, Sanções e Desinvestimentos), faltam alimentos e medicamentos, e o drama é agravado pelo cercamento da Faixa de Gaza pelo Estado de Israel.

Para apoiar a população e demonstrar o repúdio à ocupação da Palestina, a arrecadação deverá ser feita nos próximos meses, até março de 2015, quando uma delegação internacional sairá de Tunis para fazer a entrega das doações diretamente em Gaza. O trânsito da missão ainda será negociado com os países de fronteira, já que o Estado de Israel controla o acesso à Palestina e a próxima circulação interna nos territórios ocupados.


Adesão imediata

Ao receber a proposta de uma missão de socorro encaminhada pela frente brasileira, as organizações Abong, Alternatives, Ciranda, CUT, Marcha Mundial das Mulheres, PNGO e União Brasileira de Mulheres decidiram encampá-la e apresentá-la à reunião do Conselho Internacional, realizada entre 30 de outubro e 1 º de Novembro, na cidade de Hamamet. Além da missão, as organizações acrescentaram a proposta de uma reunião de todo conselho do FSM diretamente em Gaza, em 2015, o que foi defendido pelo representante da PNGO (Plataforma de ONGs da Palestina), para denunciar e pressionar contra a ocupação e tornar clara a insatisfação da sociedade civil internacional com o cerco ao povo palestino.

Uma convocatória final foi assinada por 30 organizações internacionais e dez integrantes do processo de organização do próximo FSM, já programado para o período de 24 a 28 de março de 2015, em Tunis. A proposta é de que a missão internacional saia de Tunis no último dia do FSM, integrando a programação oficial do evento. A organização da iniciativa ficará por conta das organizações proponentes.


Diálogos rumo a Tunis

A missão de solidariedade a Gaza é um dos assuntos que a reunião "Diálogos rumo a Túnis tratará nos dias 7 e 8 próximos. O tema principal do encontro é a relação entre o FSM e as lutas da comunicação. Na sexta, às 17 horas, haverá reunião preparatória do IV Fórum Mundial de Mìdia Livre, que será realizada às vésperas do FSM 2015, também em Túnis. No sábado, os temas serão a comunicação, a solidariedade internacional com os povos curdo e palestino, os rumos do FSM, e a participação brasileira no FSM 2015.

Dias 7 (a partir das 17h) e 8 de novembro (a partir das 9h)
Local: Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Rua Genebra, 25, Bela Vista, São Paulo, SP.
Informações: fsmbrasil2015@gmail.com

Leia Também: O FSM e as lutas da comunicação: diálogos pela mídia livre

HAVERÁ TRANSMISSÃO ONLINE

Acompanhe pelos sites:

www.fmml.net

www.ciranda.net

www.abong.org.br

openfsm.net