Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > Fórum Mundial de Mídia Livre > Fórum Mundial de Mídia Livre debate os anseios de ativistas e comunicadores (...)

Fórum Mundial de Mídia Livre debate os anseios de ativistas e comunicadores por uma mídia mais social

quinta-feira 16 de janeiro de 2014, por Ingrid Bezerra, Liliana Lopez Liliana Lopez

Todas as versões desta matéria: [English] [Español] [Português do Brasil]

O encontro será em 25 de janeiro, no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O FMML constitui-se um espaço de apoio mútuo entre representantes de mídias independentes, ativistas e comunicadores que desejam e expressam uma visão dos acontecimentos mundiais que vá além do que expõem os meios de comunicação comerciais.

Nas edições anteriores nomes como Chokri Belaid, líder da oposição a Ben Ali, ex ditador da Tunísia, Aaron Swartz, ciberativista americano e Fidan Dogan, do Curdistão, assassinada a tiros juntamente com outras duas ativistas no Centro de Informação Curda (CIK) em Paris, foram lembrados, para que ninguém mais precise morrer pela liberdade de expressão, para que todos tenham acesso livre ao conhecimento e ao compartilhamento de informações, como defendia Aaron Swartz.

Em 10 de janeiro deste ano, ao completar um ano da morte de Dogan, dois mil manifestantes reuniram-se em Paris exigindo que os mandantes do crime sejam identificados, porém o caso ainda não foi solucionado.

Palestras e oficinas fazem parte do cronograma do Fórum, que defende a utilização de software livre e redes livres, com o objetivo de que os dados dos usuários não sejam mercantilizados, e a comunicação, direito humano fundamental, não fique abaixo dos interesses das grandes corporações.

No próximo dia 25, será iniciada colaborativamente a construção da Carta Mundial da Mídia Livre, que deve ser aprovada em 2015, e servirá como referência aos militantes da comunicação e aos movimentos sociais que se reunirão no Fórum Social Mundial.

Mais informações em:

http://fmml.net

http://forumsocialportoalegre.org.br