Página inicial > BRASIL > Instituto Pólis promove pedalada pelo direito à cidade

Instituto Pólis promove pedalada pelo direito à cidade

quinta-feira 17 de setembro de 2015, por ,

A atividade, que acontecerá na próxima segunda, dia 21, compõe formação para jovens participantes do Programa Jovem Monitor Cultural, trará também palestras e discussões sobre o tema

Como proposta de vivência de um novo paradigma de mobilidade, o Instituto Pólis, por meio do programa de formação Jovem Monitor Cultural (JMC), realizará dia 21 de setembro uma pedalada pelas ciclovias do centro da cidade de São Paulo. Durante o percurso, os jovens que participam do Programa participarão de debates sobre mobilidade urbana e direito à cidade com cicloativistas e outros especialistas.

“As ciclovias e o uso da bicicleta propõem uma disputa simbólica: qual é a cidade que queremos? O que desejamos do espaço que vivemos?”, questiona Martha Lemos, coordenadora de educação do Instituto Pólis para o JMC. Ela acredita que deixar o carro implica em novos valores de convivência.

A atividade conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e dos grupos cicloativistasCiclocidade e Ciclistas da Periferia.

Aula com urbanista terá transmissão online

Durante o período da tarde, a partir das 14h, os jovens terão curso sobre as disputas existentes no espaço urbano e a necessidade de apropriação cultural de locais públicos, com o urbanista e docente da USP João Whitaker e o cicloativista Gabriel Di Pierro. A aula terá transmissão online via streaming, realizada pela Associação Rede Rua. O link estará disponível no site do Instituto Pólis (www.polis.org.br).

Sobre o Programa Jovem Monitor Cultural

Criado pela Lei Municipal 14.968/09 e o Decreto Municipal 51.121/09, o Programa Jovem Monitor Cultural visa a formação teórica e prática de jovens, entre 18 e 29 anos, que atuam no atendimento, produção e difusão da cultura em equipamentos culturais da cidade de São Paulo. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) por meio do CCJ - Centro Cultural da Juventude.

O Instituto Pólis realiza a formação teórica de jovens monitores que atuam em casas de cultura, centros culturais, teatros distritais e gabinete da SMC.

Quando: Segunda-feira, 21 de setembro, 10h
Onde: Início na Praça da República

Informações:
Instituto Pólis - (11) 2174-6800
Martha Lemos – martha@polis.org.br
Imprensa: Leandro Fonseca – leandro@polis.org.br