Página inicial > BRASIL > Jogos da Exclusão antecedem Rio 2016.

Jogos da Exclusão antecedem Rio 2016.

segunda-feira 1º de agosto de 2016, por Vanessa Cruz,

São cerca de 100 movimentos, organizações, entidades e coletivos reunidos na programação de três dias da Jornada De Lutas Contra Rio 2016, Os Jogos Da Exclusão no IFCS. Haverá debates, oficinas, rodas de conversas, exibições, exposições, atos e muita luta nesses três dias no Centro do Rio!

Começaram pouco antes dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, os protestos contra o alto custo e violações dos direitos humanos na preparação do espectáculo desportivo. Na segunda-feira (01 de Agosto) sob o lema de "Jornada de Lutas Rio 2016 os Jogos da Exclusão”. Bem mais de cem organizações de movimentos sociais e ONGs estão unidos para os protestos. Os primeiros Jogos Olímpicos em solo sul-americano começa no dia 5 de Agosto. Apesar de vários contratempos na de infraestrutura o prefeito Eduardo Paes promete, os "melhores jogos de sempre".

Prelúdio para os dias de ação acontece uma vigília na segunda-feira à tarde na Praça da Cinelândia, chamando os numerosos grupos de igrejas e movimentos ecumênicos. Haverá também uma manifestação perto do estádio do Maracanã, onde a cerimônia de abertura terá a presença de numerosos chefes de estado. Entre workshops e eventos temáticos são discutidos a violência policial e militarização da cidade, a comercialização do desporto ao ideal olímpico, a violação do direito, entre outros temas como comunicação comunitária e cobertura de megaeventos.

Também durante os dias de protestos haverá um debate contra o desperdício de dinheiro e a austeridade tendo em vista a difícil situação orçamental, no Rio de Janeiro. São esperados vários sindicatos que já anunciaram manifestações e greves de transportes públicos são temidos. A crise política no país e a suspensão da presidente Dilma Rousseff será discutido durante os jogos. Várias alianças que apelam à renúncia do presidente interino conservador Michel Temer, convocaram manifestações.

Acesse a programação completa aqui:
https://medium.com/@jogosdaexclusao/jogos-da-exclus%C3%A3o-programa%C3%A7%C3%A3o-ifcs-95d04f374ae2#.82m81hd2e