Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > Fórum Mundial de Mídia Livre > Missão à Gaza em imagens

Missão à Gaza em imagens

quarta-feira 1º de abril de 2015, por Ciranda,

Aos poucos, vão surgindo as primeiras imagens da Missão de Paz à Gaza, formada por brasileiros e membros do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. Em seu primeiro dia, os companheiros Soraya Misleh e Mohamed El Kadri foram impedidos de entrar na Cisjordânia simplesmente por terem sobrenomes paterno árabe. Também há registro do encontro com o embaixador brasileiro em Ramallah, na Cisjordânia.

A informação é que eles estão impedidos de atravessarem a fronteira para a Palestina por cinco anos. De acordo com relato de Leonardo Vieira, da CUT, que integra à missão, foram 5 horas de espera e interrogatórios de vários membros da delegação, no lado israelense da fronteira. "Treze de nós obtivemos permissão para entrar, mas infelizmente os de sobrenome paterno árabe Soraya e Mohamed foram impedidos por 5 anos", exclamou Vieira.

"Ficamos todos muito tristes e decepcionados, mas aproveitaremos o ocorrido para denunciar a prática das autoridades israelenses usando mais este caso que ficou bem documentado pelos jornalistas da nossa delegação", completou o representante da central sindical. Lembrando que além de integrantes da Ciranda e CUT, também há da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e Confederação Sindical Internacional (CSI).

A missão é formada por brasileiros e membros do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Fotos (esta e de capa): Aline Baker

"Estou na Palestina, mas dois compas da nossa delegação que pretende chegar a Gaza (Soraya Misleh e Mohamad El Kadri) foram barrados no checkpoint da polícia israelense sob o pretexto de representarem perigo para a segurança israelense", relatou a jornalista Lúcia Rodrigues nas redes sociais no mesmo dia. "Só tenho uma coisa a dizer sobre os sionistas israelenses: seu comportamento só desperta ódio e repulsa naqueles que têm de se submeter a suas ordens draconianas", completou.

O caso foi relatado ao embaixador do Brasil em Ramallah, Paulo França, que recebeu o grupo na manhã desta quarta (1º de abril). Também na pauta, as atividades agendadas para a missão na região. Depois, está programado um encotnro com representantes da campanha BDS.

"Demandamos também posicionamento e reação contundente da representação do governo brasileiro em encontro com o embaixador brasileiro na Palestina. Já há o compromisso de consulta ao embaixador Sardinha em Israel. Também no Brasil envolveremos Marco Aurélio Garcia, MRE e SGP", avisou Vieira, da CUT.

Imagens Gal Souza, da Soweto:

Imagens de Lúcia Rodrigues:

Deborah Moreira
Com informações da Missão à Gaza

Portfólio