Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > "Nossas Histórias" reúne depoimentos de presos políticos durante a (...)

Golpe 64

"Nossas Histórias" reúne depoimentos de presos políticos durante a ditadura

segunda-feira 31 de março de 2014, por Clara Araújo,

Documentário produzido pelo filho de Betinho, três programas para TV, uma web série e três programas de rádio resgatam a trajetória de personagens que lutaram contra o regime militar.

Três trajetórias de sonhos, idealismo e luta. Três vidas marcadas pela repressão e pela violência do governo militar no Brasil. É isso que mostra o Nossas Histórias, projeto realizado pela ONG Criar Brasil e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça através projeto Marcas da Memória, do Governo Federal.

Angelina Dutra, Damaris Lucena e Theodomiro Romeiro são os personagens reais que compõem a linha de condução do Nossas Histórias. Suas trajetórias são desenhadas através dos depoimentos deles e de pessoas próximas, compondo o momento histórico do Brasil nos chamados “anos de chumbo”.

Angelina foi presa duas vezes durante o regime militar. Em uma delas, o objetivo era saber informações sobre sua filha, Maria do Carmo, e de seu genro, Juarez Brito. Ambos fizeram parte do assalto ao cofre de Adhemar de Barros, considerado como uma das ações mais audaciosas da oposição ao regime militar.

Damaris mudou-se do Maranhão, sua terra natal, para São Paulo, em 1950. Em 1970, após ela e os filhos presenciarem a morte de seu marido, Raimundo Lucena, Damaris é presa e brutalmente torturada. Seus filhos são encaminhados para o juizado de menores. A soltura de Damaris e as crianças é negociada através do sequestro do cônsul japonês. Depois disso, a família é exilada em Cuba.

Militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, em 1970, na tentativa de fugir enquanto ele e mais dois companheiros eram presos, Theodomiro atira e mata um dos militares envolvidos na ação. Julgado, é o primeiro condenado a morte no país. Torturado, foge da prisão em 1979, mas não esquece as marcas deixadas pela ditadura.

Um documentário de longa metragem, que conta com a produção executiva de Daniel de Souza, filho de Herbert de Souza, é uma das principais produções do Nossas Histórias. Além disso, uma série de três programas para a TV, três programas de rádio e três vídeos para a internet são outros meios escolhidos pelo projeto para reunir os depoimentos de vida dos personagens.

Ao todo, cerca de 1400 emissoras de rádio e mais de 30 de televisão receberão o material do projeto. O documentário de longa metragem irá, ainda, participar da Mostra Marcas da Memória, em Cuba.

O acesso ao conteúdo de rádio, televisão e internet pode ser feito através do portal radiotube.org.br ou através da fanpage do projeto em facebook.com/nossashistorias64


Ver online : Página do documento no facebook