Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > O IV FMML e o FSM

O IV FMML e o FSM

domingo 22 de março de 2015, por ,

Todas as versões desta matéria: [English] [français] [Português do Brasil]

Mensagem do Coletivo do IV FMML ao Comitê Magreb Mashrek Organizador do FSM 2015 e às organizações do processo FSM

Rumo ao IV Fórum Mundial de Midia Livre FMML

No processo do Fórum Social Mundial

Convite e agradecimento

O FMMLvai para a sua IV Edição centralizada em Túnis, fruto de um enorme esforço de diálogo e articulação entre organizações de países em vários continentes. Entre os temas que suscitam maior grau de coordenação nesse processo, com desdobramentos em ações locais e internacionais em 2015 estão a governança da internet, a regulação da comunicação, a defesa das radios comunitárias e a construção da Carta Mundial de Mídia Livre.

Desde as raízes plantadas em 2009, em Belém, o processo FMML é intimamente conectado ao processo FSM, contribuindo para a sua construção permanente entre os eventos, e atuando nestes de forma intensa. No FMML se organizam as coberturas compartilhadas internacionais do FSM, oficinas e formações em tecnologias livres no hacklab, mostras de documentários sobre a temática da comunicação para os movimentos sociais no Cine Medios Libres e exposições que contribuem para maior apropriação das lutas da comunicação por todos e todas.
As organizações que participam do FMML tem compromisso em realizar os debates fundamentais da comunicação dentro da programação própria do FSM, nas atividades auto-gestionadas, e convocando conjuntamente a Assembleia de Convergência pelo Direito à Comunicação.

A convergência em favor das lutas da comunicação - sejam elas pela democratização real da governança da internet, com a nossa direta participação, sociedade civil, sejam as lutas travadas pelas pequenas mídia comunitárias pelo direito de existência sem repressão -, é o que nos leva a conclamar a todos(as) pela construção conjunta do processo do FMML.

Agradecemos ao Comitê Organizador do FSM 2015 e as organizações do Magreb Mashreq pela parceria e edificação conjunta do território do FMML, assim como a atenção do Conselho Internacional do FSM ao proceso FMML. Os quatro seminários internacionais realizados em 2014 foram chamados durante reunião do CI em Casablanca, em 2013, determinando um ano de intenso trabalho.

Essa caminhada exige de nós um crescente e desafiador esforço de articulação entre as diferentes mídias livres engajadas no processo FSM, tanto quanto nos chamados campos da comunicação. Porque não existem tais campos isolados. O direito à comunicação é o direito de qualquer luta se expressar e interagir com a sociedade.

O que chamamos midia livre é a voz do movimento social em qualquer meio, pelas ondas de rádio ou as fibras óticas, em convergência. É a mídia sob gestão direta e participativa da sociedade e a seu favor. É uma luta do campo todo do Fórum Social Mundial.

Agradecemos a cada organização que fez dos seus projetos segmentados ou regionalizados pelo direito à comunicação uma possibilidade de potencializar a construção conjunta e solidária do FMML, Hoje podemos fazer em conjunto o chamado a mais um FMML.

Convidamos a todos e todas a estarem conosco para as jornadas de lutas que se desdobrarão da IV Edição do FMML e a nos ajudarem a tornar efetivas as ações convocadas em seu processo. 

Caminhar com lutas sociais por um Outro Mundo Possível é o que nos anima.