Página inicial > documentos > Ciranda.net > Fórum Mundial de Educação Alto Tietê > Onde estão os heróis negros?

Onde estão os heróis negros?

sexta-feira 14 de setembro de 2007, por Gal Souza,

fotos Fernandinha
A Atividade foi organizada em forma de debate e troca de experiências sobre as influências do racismo dentro e fora do ambiente escolar.

Uma das questões geradoras do debate foi a seguinte: "Você se lembra de algum herói negro na sua infância?". Ao exercitar a memória, a resposta foi unânime. Os heróis que estão no cotidiano e no imaginário coletivo são, majoritariamente, brancos.

Foi mencinado, também, a ausência do negro/a no livro didático. E quando são retratados na maioria das vezes são de forma pejorativa.

Levantou-se questões sobre as ações afirmativas e foi citada, como exemplo, cotas em um concurso público na cidade de Cubatão. A problematização sobre o concurso se assemelha a implantação das cotas raciais nas Universidades e a reação contrária de uma grande parcela da sociedade.

O debate foi encerrado com os educadores enfatizando a importância da implantação da lei 10.639 desde o ensino fundamental. Foi sugerido que o movimento negro organize cursos de formação continuada para educadores das escolas públicas.


Ver online : Soweto

Portfólio