Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > Fórum Mundial de Mídia Livre > Presenças: midialivristas por um outro mundo possível

Presenças: midialivristas por um outro mundo possível

quinta-feira 23 de janeiro de 2014, por Michele Torinelli , Nelsinho Pombo, Liliana Lopez Esther Carrera

Todas as versões desta matéria: [English] [Español] [Português do Brasil]

Exposição homenageia midialivristas que tombaram na luta por liberdade e justiça social

Presenças estará em exposição na Usina do Gasômetro até o dia 26.

Inauguração da exposição Presenças abre o seminário internacional do Fórum Mundial de Mídia Livre, em Porto Alegre (RS). A exposição, produzida colaborativamente pela Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada, homenageia ativistas da mídia livre e defensores/as da liberdade de expressão de diversos países que tombaram na luta por outra comunicação, para um outro mundo possível. Presenças já foi exibida na Tunísia durante o Fórum Social Mundial de 2013 e agora volta ao Brasil. "Mais uma vez, um momento emocionante", disse Bia Barbosa, integrante do Intervozes.


Rita Freire e Elenara Iabel Barbosa entregam a exposição à Mauri Cruz, que recebe em nome do Memorial do FSM

Os paineis foram doados para o Memorial do Fórum Social Mundial e podem ser vistos na Usina do Gasômetro até dia 26. Inusitadamente, eles estão dispostos no chão, rodeados de flores de agradecimento e esperança, numa "analogia à forma como as histórias dessas pessoas devem chegar, devem ser recebidas, em geral, por quem entra em contato com elas, porque é o tipo de fato que exige, pensando em como deveria ser, uma pausa, um momento, uma atenção e, por fim uma análise e uma reflexão. É preciso o fato impresso e concreto, no meio do caminho - literalmente - para que a pausa, a atenção e a reflexão, existam", acredita Inaê Iabel Barbosa.

"Essa exposição sempre emociona. Conta a história de gente com quem aprendemos a fazer a caminhada pela mídia livre. A entrega está sendo feita ao Memorial do FSM em Porto Alegre para que as histórias de construção de outro mundo possível e da conquista de outra comunicação necessária sejam contadas juntas a quem for chegando para mudar e melhorar tudo outra vez", explica Rita Freire, da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada. A exposição, inaugurada em Porto Alegre nesta quarta (22), foi recebida por Mauri Cruz, integrante do Conselho Internacional do FSM, e será incorporada ao acervo do Memorial do FSM.

Confira um teaser fotográfico da exposição:

Vídeo de Nelson Pombo Jr - Ciranda - IMEL