Página inicial > Ciranda Mundi > Presidente considera Qatar o país mais aberto do mundo árabe

Presidente considera Qatar o país mais aberto do mundo árabe

domingo 2 de dezembro de 2012, por ,

Todas as versões desta matéria: [Español] [Português do Brasil]

Na manhã dessa quinta-feira, 29 de novembro, o presidente da COP18, H.E. Abdullah bin Hamad Al-Attiyah, realizou uma conversa de 30 minutos com os jovens presentes na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima

Além de explicar o seu papel enquanto presidente da COP – “meu papel é facilitar e ser neutro”, falou – o presidente conversou sobre a cultura de seu país.

Como a maioria dos países do Oriente Médio, o Qatar é um país islâmico, mas segundo Al-Attiyah, “o Qatar é o país mais aberto do mundo árabe”. Segundo ele, o Qatar foi o primeiro país árabe a ter eleições abertas para o parlamento e também um dos poucos onde as mulheres podem estudar, trabalhar e escolher as roupas que querem usar. “Aqui no Qatar ninguém vai questionar a sua roupa e ninguém vai perguntar a sua religião”, disse.

No próximo sábado Doha, a capital, vai sediar a Marcha da COP18. É a primeira vez que um país árabe terá uma marcha autorizada pelo governo. A notícia tem chamado a atenção da imprensa árabe, que diz que para sediar a COP18 o governo do Qatar mudou muitas de suas regras, entre elas as relacionadas às vestimentas e a realização de eventos a céu aberto.


Ver online : Presidente considera Qatar o país mais aberto do mundo árabe