Página inicial > FSM > FSM 2012/2013 > Quilombo dos Palmares

Quilombo dos Palmares

domingo 18 de novembro de 2012, por ,

Zumbi foi uma pessoa livre, nasceu livre e morreu pela liberdade. Programa Expedições conta um pouco da história do extraordinário quilombo que por três séculos floresceu entre os estados de Pernambuco e Alagoas

O programa Expedições, da TV Brasil, resgata a história do Quilombo dos Palmares - uma nação criada por negros fugidos de vários engenhos de açúcar da região Nordeste, e terra de Zumbi.

Grande líder da luta pela liberdade, ele é lembrado hoje como símbolo de resistência. Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam o sítio histórico da Serra da Barriga, em Alagoas, que foi a sede administrativa de Palmares e entrevistam Zezito Araújo, professor da Universidade Federal de Alagoas e um dos responsáveis pelo tombamento do local.

No documentário, serão mostrados trechos do filme Quilombo, de Cacá Diegues, com uma bela reconstituição do que foi a nação Palmares. Apesar de constantemente invadido pelos portugueses, o Quilombo dos Palmares resistiu por um século, reunindo onze mocambos e uma população de mais de vinte mil pessoas.

De 1597 até 1694, quando aconteceu a grande invasão e o massacre, Palmares foi símbolo da resistência ao regime escravagista. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto, após muitos combates. Em todo o Brasil, nesta data, comemora-se o Dia da Consciência Negra.


Ver online : Programa Expedições