Página inicial > FSM > FSM 2012/2013 > FSM Palestina Livre > São Paulo se une à jornada global de mobilizações em solidariedade a (...)

São Paulo se une à jornada global de mobilizações em solidariedade a Gaza

sábado 17 de novembro de 2012, por Laura Dauden,

Manifestação convocada pela Frente em Defesa do Povo Palestino reuniu mais de cem pessoas na principal via da capital, a Avenida Paulista.

O ato, que faz parte de uma jornada global de mobilizações em solidariedade à população de Gaza, contou com o apoio de diversos movimentos sociais, políticos e estudantis e com a presença de defensores ilustres da causa palestina, como o professor José Farhat (foto), diretor de Relações Nacionais e Internacionais do Instituto da Cultura Árabe. As manifestações se multiplicaram em mais de oitenta cidades de todo o mundo nessa sexta-feira 16. A mobilização acontece em meio à escalada da violência contra a Faixa de Gaza. Segundo as autoridades da região, desde o reinício dos bombardeios israelenses na quarta-feira 14, pelo menos 28 palestinos morreram – oito eram crianças. Os ataques também mataram Ahmed Jabari, um dos líderes do Hamas. A mobilização do exército israelense indica que a violência não deve cessar e que o massacre de 2008 – apelidado de “Operação Chumbo Fundido” – pode se repetir. Naquela ocasião, mais de 1,4 mil palestinos foram assassinados pelas forças israelenses.