Página inicial > BRASIL > Ciranda Afro > Seminário contra o genocídio da juventude preta, pobre e periférica

Seminário contra o genocídio da juventude preta, pobre e periférica

domingo 18 de agosto de 2013, por Deborah Moreira,

O evento no Sintaema, em São Paulo, debaterá a violência e ações racistas realizadas de forma institucional pelo Estado, violações históricas e papel dos meios de comunicação para a continuidade do genocídio

O Comitê Contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica, formado por diversas entidades politicas da sociedade civil, nos dias 31 de agosto á 01 de setembro realizará o seminário: Contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica na cidade de São Paulo. O evento será no Sintaema (SIND. DOS TRAB. EM ÁGUA, ESGOTO E MEIO AMB. SP), Av. Tiradentes 1.323, prox. Metrô Armênia cidade de São Paulo.

Será um encontro de pessoas e entidades que discutirão a violência e ações racistas realizadas de forma institucional pelos os estados da federação. O primeiro tema do debate será: "Estado, Racismo e Violência", que apresentará as relações históricas e políticas que compreendem o genocídio da população negra e moradora da periferia. Também haverá a mesa: "Direitos Humanos no Estado de São Paulo", uma analise das ações violentas referendadas pela política pública de segurança onde onde o inimigo é pobre, preto e morador da periferia. Os movimento sociais serão convidados a explicar como funciona o genocídio no dia-a-dia das pessoas com ancestralidade do continente africano e nativos (indios) durante toda a história do país. Além disso, serão convidados artistas que tem em suas obras a luta contra o racismo.A participação no seminário será gratuita.

Porque realizar o Seminário:

O Seminário o objetivo debater, analisar e propor formas de combater o extermínio da juventude pobre, preta e periférica, que por meio de um projeto político genocida de Estado tem sido a principal vitima da violência policial no estado de São Paulo.

A atualidade do racismo brasileiro ainda persiste na formulação e na manutenção de estereótipos raciais, de gênero e de classe, não podemos esquecer também, que a política de branqueamento, assim, como os estímulos exacerbados ao consumismo, narcisismo e imediatismo próprios do estágio atual de acumulação capitalista, são elementos fundantes na estruturação dos aparatos de repressão do Estado brasileiro.

Sendo assim, o seminário Contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica se propõe a analisar o racismo, a violência policial, o papel da educação formal, a manipulação dos meios de comunicação, o machismo, homofobia e outras mazelas, colocando em pauta as ações repressivas da policia. Debateremos sobre possíveis caminhos para derrotar estas ações, com Grupos e Movimentos que historicamente vem enfrentando estas mazelas, através de reuniões, cursos, seminários, palestras, mobilizações de rua, greves, trabalhos artísticos e culturais, e em alguns momentos até mesmo ações armadas.

Inscrições:

c.genocidiojppp@gmail.com

Serviço:

SEMINÁRIO CONTRA O GENOCÍDIO DA JUVENTUDE PRETA, POBRE E PERIFÉRICA

Sábado
• Café e credenciamento das 8h00 as 8h45min
• Abertura – histórico do Comitê Contra o Genocídio, das 9h00 às 9h30min

Regina (MNU)

• Mesa 01 – “Estado, Racismo e Violência” das 9h30min as 12h00

Mediação: Regina (MNU), Fabiana (Força Ativa), Katiara (Quilombagem)

• Almoço das 12h00 as 13h45

• Mesa 02 – “Direitos Humanos no Estado de São Paulo” das 13h45min as 17h00

Mediação: Ailton Santos (Prof. USP), Vanessa Alves (Defensoria Pública SP), Chico Bezerra (G. Tortura Nunca Mais)

17h 30m Apresentação Artística

Domingo
• Mesa dos Movimentos Sociais e Resgate dos pontos altos das mesas do sábado das 9h00 10h00

Movimento Indígena e Quilombola, Mães de Maio, Uneafro, Fórum de Hip Hop MSP, Periferia Ativa

• Formação de Grupos de trabalho e discussão das 10h00 as 12h00

• Almoço das 12h00 as 14h00

• Mesa de fechamento as 14h00

• Apresentação Artística

André Luiz dos Santos (Rapper Pirata)

Mtb:41831/SP

Fone: 11 8216 2160

c.genocidiojppp@gmail.com

Portfólio