Página inicial > BRASIL > Uma campanha contra a publicidade infantil

A propósito da Nestlé

Uma campanha contra a publicidade infantil

sábado 6 de novembro de 2010, por Rita Freire,

Cresce preocupação da sociedade civil com as campanhas mercadológicas voltadas a incutir desejos de consumo nas crianças. TV Cultura quer abrir espaço para a propaganda durante a programação infantil já em 2011.

Depois tentar tornar seus personagens conhecidos do público, através de uma pequena série de desenhos animados, a campanha publicitária "Galera Animal", da Nestlé, perdeu os limites.

Agora se dirige sem rodeios às crianças, através de seus bonecos, pedindo descaradamente: "me leve pra casa no seu Natal" e "quero um amigo que seja só meu".

Levar o boneco é levar a própria Nestlé, já que a compra do brinquedo está condicionada à compra de produtos da corporação

E mesmo que não estivesse ...

Em resposta à Nestlé, está na hora de retomar a campanha contra a publicidade dirigida às crianças e também o debate sobre como a sociedade vai democratizar a comunicação e assegurar direitos dos públicos sistematicamente desrespeitados pela propaganda e também por programas na TV, como as crianças e as mulheres.

O anúncio feito pela gerente de marketing da TV Cultura de São Paulo, Flávia Cutolo, de que a emissora está revendo suas próprias restrições e deve voltar a exibir propaganda na programação infantil, já em 2011, causou apreensão na Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e a Liberdade de Expressão.

Uma nota está sendo redigida pela rede, assim como a Campanha pela Ética na TV deve emitir sua posição de protesto.

Em 2008, o Projeto Criança e Consumo já havia encaminhado uma carta à TV Cultura questionando o direcionamento de publicidade para crianças. Esse documento continua disponível no site do Instituto Alana. Ver aqui

Também circula na internet um manifesto contra a publicidade infantil, aberto a assinaturas individuais e adesões de entidades.


Ver online : Campanha contra a publicidade infantil - leia e assine


Portfólio

  • Campanha