Página inicial > FSM > FSM 2012/2013 > Vídeo: Sírios entram em confronto durante Marcha da Terra

Vídeo: Sírios entram em confronto durante Marcha da Terra

terça-feira 2 de abril de 2013, por Deborah Moreira,

Sírios entram em confronto durante a Marcha da Terra do Fórum Social Mundial (FSM) da Tunísia. O ato ocorreu no sábado (30) e foi uma das atividades de encerramento do FSM.

Por volta das 16h30, a manifestação alcançou a Praça 14 de janeiro, no final da Habib Bourguiba, onde ocorreram as manifestações durante a insurgência tunisiana, em dezembro de 2010. Lá, era possível ver famílias inteiras de palestinos reunidas exibindo cartazes.

Quando a marcha começou a seguir em direção à Embaixada da Palestina, ponto final da manifestação, ativistas sírios entraram em um confronto rápido. De um lado, os manifestantes pró-governo sírio de Bashar Al-Assad, do outro, os que defendem que há uma revolução em andamento na Síria e são contra o governo Assad. Uma barreira humana precisou ser feita, por voluntários do evento e ativistas, para impedir o confronto iminente. Em meio às transformações que o mundo árabe vive, a Síria sofre uma agressão militar, orquestrada pelas forças estadunidenses e europeias, com apoio da Turquia, há quase dois anos.

Assista ao vídeo do confronto: