Página inicial > FSM/WSF 2015 - TUNIS > "Vigília por Gaza, pela Palestina"

"Vigília por Gaza, pela Palestina"

segunda-feira 14 de julho de 2014, por ,

Contra massacre em Gaza, movimento palestino organiza intervenção em SP

"Vigília por Gaza, pela Palestina" homenageará dezenas de mortos na última ofensiva israelense nesta terça-feira (15/08) com intervenções culturais e simbólicas

A ação está sendo organizada pelo MOP@T (Movimento Palestina para Todas/os) e conta com o apoio de outros movimentos sociais em São Paulo. A praça “Cinquentenário de Israel”, em Higienópolis, foi escolhida como local por seu valor simbólico.

O grupo questiona o discurso oficial israelense de que a nova ofensiva militar está atingindo apenas membros do Hamas com “ataques cirúrgicos”, apontando que a própria densidade demográfica na Faixa de Gaza impede isso.

Além disso, pontua que existe uma grande desproporcionalidade de forças entre Israel e grupos palestinos. Enquanto não houve vítimas israelenses, pelo menos 100 palestinos, incluindo crianças, morreram nos bombardeios.

Mas, para o MOP@T, a questão palestina não se encerra nos ataques perpetrados por Israel. A partir das intervenções culturais, o grupo contextualizará a luta e história palestina.

Sobre o MOP@T: O Mop@t (Movimento Palestina para Tod@s) surge da necessidade de organização e unidade nas ações em defesa da luta do povo palestino. Baseia-se em São Paulo, com a pretensão de fortalecer as iniciativas locais contra a ocupação sionista, mas a ideia é que se expanda para o resto do Brasil. O movimento é laico e independente, não tendo, portanto, vínculo com qualquer partido político, governo ou facção. As iniciativas se darão no âmbito político, cultural, educacional, informacional, social e ambiental.

Serviço
Terça-feira, dia 15 de julho, às 19 horas
Praça Cinquentenário de Israel – Pacaembu, São Paulo