CirandaCiranda Internacional de Informação Independente
Para que outro mundo seja possível, é preciso reinventar a comunicação

Página inicial

FSM 10 Anos

Porto Alegre 2010

Salvador 2010

MMM 2010

FS Urbano - Rio 2010

Detroit 2010

FS Américas - Assunción 2010

FS Pan-Amazónico - Santarém 2010

PALESTINA DAKAR ]

BRASIL ]

Honduras resiste]

FSM 2009 BELÉM WSF 2008 Global Nairóbi FSM 2006 Policêntrico Porto Alegre 2005 India Social Forum

Educação ] Ciranda Europa

I CONFECOM - Conferência Nacional de Comunicação ]

Mapa do site

CirandaCiranda RSS

TV | Rádio | Fotos
Centro de Mídia Independente

Votorantim: cimentando agricultores tradicionais de Imbituba.

Fazenda Santa Elina é retomada pelas vítimas!


Ciranda Twitter

TV CIRANDA

Estúdio Livre

TV PIOLHO

(JPG)

(GIF)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(GIF)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(GIF)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

ASSEMBLÉIA POPULAR

Haitianos pedem solidariedade em giro pelo Brasil

segunda-feira 5 de março de 2007

Rachel Beauvoir Dominique estará em São Paulo, dia 8 de Março, para falar da condição das mulheres em seu país, como parte das atividades da Assembléia Popular, na Quadra dos Bancários.

Antonio Biondi

Foto: Rachel Beauvoir Dominique no Haiti

Os haitianos Rachel Beauvoir Dominique (antropóloga, pesquisadora e professora da Universidade do Haiti) e Didier Dominique (arquiteto, professor da Universidade do Haiti e do movimento Batay Ouvriye - do crioulo, “Luta Operária”) estão fazendo um giro pelo Brasil desde o dia 1º de março de 2007, em uma campanha de solidariedade com o Haiti.

Em São Paulo, está programado para a noite de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um depoimento de Rachel sobre a situação das mulheres no Haiti. A conversa acontecerá às 20h15 na Quadra dos Bancários (rua Tabatinguera, 192, Centro), local que sediará nos dias seguintes a Assembléia Popular do Estado de São Paulo.

Os haitianos visitarão 11 cidades brasileiras com o intuito de sensibilizar a sociedade em prol de uma grande campanha capaz de fazer valer o grito pela retirada das tropas estrangeiras e o fim do saque financeiro. Diversas organizações e movimentos sociais haitianos exigem o não pagamento de uma dívida que não devem, e a implementação de uma auditoria integral e participativa das dívidas financeiras, sociais, ecológicas e históricas, com o fim de estabelecer quem deve a quem e encaminhar ações frente à justiça, sanções e reparações dos delitos cometidos. O povo almeja que os governos construam uma aliança de políticas novas, a serviço da justiça, dos direitos humanos, da autodeterminação, e da soberania como base para a paz.

Rachel Beauvoir Dominique passaram por Fortaleza (02/03), Recife (03 e 04/03), seguindo para João Pessoa (05/03), Natal (05/03), Salvador (06/03) e São Paulo (08 e 09/03). Didier Dominique visitou Porto Alegre (02 e 03/03), Florianópolis (04 e 05/03) e Curitiba (06/03).

No dia 6 os haitianos irão à capital federal para um debate na Universidade de Brasília (UnB), e dia 7 participarão na cidade de uma audiência com autoridades, em que entregarão o Relatório Final da Missão Internacional de Investigação e Solidariedade com o Haiti.

A Missão Internacional foi composta por 20 representantes de redes, movimentos e instituições sociais da América Latina, Caribe, América do Norte e África e foi coordenado pelo Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, Nora Cortiñas, das mães da Praça de Maio, e Beverly Keene, do Jubileu Sul Américas.

O relatório traz denúncias sobre a atuação das tropas de ocupação em tiroteios e mortes e massacres em bairros periféricos. A denúncia vai além da ocupação militar, mas também da ocupação econômica, da qual o país é acometido por um plano de submetimento econômico e financeiro com uma abundante mão-de-obra barata, o controle sobre os bens naturais e a grande parte da riqueza produzida.

O Dossiê Haiti é um comprometimento de solidariedade e apoio com o país e seu povo, é um compromisso de contribuir com a luta do povo haitiano.

Com informações de Daniela Lima [assessora de imprensa Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais - (61) 3321-6108 ou (61) 9975-7964]

Copyright © 2004 - 2006 por Rede de Autoria Ciranda
Todo material neste sítio web, pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença.