CirandaCiranda Internacional de Informação Independente
Para que outro mundo seja possível, é preciso reinventar a comunicação

Página inicial

FSM 2009 BELÉM FM Mídia Livre ]

Ciranda Mundi Ciranda Brasil Ciranda Afro]

Educação

Global Nairóbi Policêntrico Porto Alegre India Social Forum Oaxaca!]

Mapa do site

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(GIF)

sistema de publicação (JPG)

CirandaCiranda RSS

TV | Rádio | Fotos
Centro de Mídia Independente

Clara Anahí Mariani, seguimos te buscando.

Copyright Tira Blog do Ar


TV CIRANDA

Estúdio Livre

TV PIOLHO

RÁDIO PIOLHA

Programa de 10.04 - Recife

Programa de 31.03 - Recife

Programa de 29.03 - Recife

Programa de 25.03 - Nova Iguaçu

Programa de 23.03 - Nova Iguaçu

Casa Macunaíma

Cayapa - Forum TV

01 02 03 04 05 06 07 08

Site oficial do FSM

Fórum de Abril

FME-Nova Iguaçu

Dramaturgia anticapitalista no dia de ação global

quinta-feira 31 de janeiro de 2008

Teatro nas ruas de São Paulo contra o Império no dia de Ação Global

Fernanda Estima

Dia de Ação e Mobilização Global do Fórum Social Mundial? Marcha de abertura, ato político, seminários, conferências e debates? Pode ser. Mas não foi assim o dia 26 de janeiro no centro da capital paulistana. Viaduto do Chá, Líbero Badaró, Praça Ramos e Patriarca. O velho centro ocupado, colorido, gritos de guerra e ensaios aconteciam em quatro pontos separados pela distância, por ruas, pelo tráfego um pouco mais lento por ser sábado. Muito em breve, a suposta dispersão se transformaria em confronto verbal e enfrentamento.

A luta pela transformação social ganhou as ruas com uma grande peça teatral. De forma lúdica, aliando criatividade e bom humor com sonho e esperança, muitos agentes culturais, atores e não-atores, militantes dos movimentos sociais e populares tomaram as ruas do centro velho de São Paulo, convertido em palco.

Divididos em clãs, a partir do meio dia começou a concentração para o confronto cênico, baseado na peça “Rei Lear”, de Shakespeare. De um lado o Império, representado pela cor branca, entoava suas palavras de ordem em defesa do livre mercado, da propriedade privada, pelo fim dos direitos, contra a igualdade e o respeito.

Os movimentos sociais estavam divididos entre os clãs de cor amarela, azul e vermelha. Apresentavam as demandas por reforma agrária, soberania, as lutas das mulheres, dos negros, homossexuais, pelo direito à moradia, à água, à educação, as lutas ambientais. Todos contra o Império, entoavam cantos de guerra: “A gang dos G8/Nosso futuro condena/Roubam sempre nossas riquezas/E nossa água envenena/América Latina unida/É a nossa salvação/O que o imperialismo tem/é a nossa união”.

O Império não se movia de sua posição. Insultava e afrontava os demais clãs defendendo o fim dos governos populares na América Latina ou então a mercantilização da educação. Descarado e arrogante, cantou para as feministas do clã Amarelo que “um tapinha não dói”.

Seguiam-se as respostas dos clãs, dos movimentos. O confronto foi ficando a cada momento evidente. E mesmo com a polícia ao seu lado pronta para reprimir como sempre faz, nem assim o Império venceu. Foram bombardeados com tinta guache: “outro mundo é possível/nós já estamos a criar/chegou a hora, companheiros/mãos na massa vamos lá!!”.

Na avaliação de Graça Cremon, que apresentou a proposta de teatro-ação para a Coordenação dos Movimentos Sociais, “como é uma atividade lúdica, nos permite olhar as grandes questões humanas com distanciamento. O teatro vem como um exercício. É como se tivessemos uma teoria e, através do teatro, desenvolvêssemos uma prática”.

A dramaturgia partiu das lutas dos movimentos, e contou com a coloboração de diretores de teatro como Dulce Muniz, Rubens Brito, Thiago Reis Vasconcelos, Marcos Pavanelli entre outros e a participação de grupos teatrais. “O Império representou tudo que nos oprime, desde um pai controlador, um patrão mais ou menos, até um Estado repressor. Tenho certeza que das mais de 500 atividades propostas para esse Fórum, nenhuma foi tão abrangente, envolvente quanto a nossa. O espírito do Fórum esteve aqui hoje. E o que isso significa? Que outro mundo é possível, sim!”, comemora Graça ao final do confronto que conseguiu “derrubar” o capitalismo.


Verena Glass
Copyright © 2004 - 2006 por Rede de Autoria Ciranda
Todo material neste sítio web, pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença.