FS Pan-Amazónico - Santarém 2010
BRASIL ]
FSM 2009 BELÉM WSF 2008 Global Nairóbi FSM 2006 Policêntrico Porto Alegre 2005 India Social Forum
T e m a s
Fórum Social Mundial recebe mais de cem especialistas, dirigentes, artistas, gestores e grupos culturais do Brasil e exterior, durante a 2ª RNMC

A agenda 21 da Cultura foi definitivamente para o centro da agenda do Fórum Social Mundial. Entre os dias 26 e 29 de janeiro, o Fórum recebe, em São Leopoldo, a segunda Reunião Pública Mundial da Cultura, que traz nomes do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Cuba, como o sociólogo Emir Sader; o geógrafo inglês David Harvey, da *Cambridge University* e da *City University of New York*; e o sociólogo peruano Aníbal Quijano, da Binghamton University, para discutirem os avanços e desafios para a consolidação da Agenda 21 da Cultura, bem como a criação da Plataforma Local da Diversidade Cultural.
Aprovada em maio de 2004, em Barcelona, a Agenda 21 da Cultura é o primeiro documento, com vocação mundial, que estabelece as bases de um compromisso das cidades e dos governos locais para o desenvolvimento cultural. Nesta semana, a 2ª RNMC tratará da avaliação e perspectivas da Agenda, além da formulação de propostas para ampliar a rede de adesões em favor do seu reconhecimento no mundo e das políticas públicas para a diversidade cultural.
A reunião é realizada pelo Ministério da Cultura em parceria com a Rede de Gestores Culturais da Região Metropolitana de Porto Alegre e o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul - CODIC/FAMURS. O ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, participa da abertura do encontro, nesta terça-feira, 26, às 13:30, Teatro Municipal de São Leopoldo/RS.
Durante a reunião, no dia 26, será lançada a Rede Audiovisual Ibero-Americana (RAIA). Formada por profissionais, pesquisadores, ativistas, cineastas, gestores culturais e cidadãos interessados no desenvolvimento da atividade audiovisual. A RAIA pretende compartilhar informações e propostas que reconheçam melhores espaços para a pesquisa, produção e difusão de conteúdos audiovisuais independentes. No mesmo dia, ocorre a estréia no Brasil do webdocumentário *Ctrl-V::VideoControl*, apresentado pela própria rede.
*Confira a programação da 2ª RNMC. *
2ª. Reunião Pública Mundial da Cultura*
*ATIVIDADE DA PROGRAMAÇÃO DOS 10 ANOS *
*DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL*
*GRANDE PORTO ALEGRE*
*Local: Teatro Municipal de São Leopoldo/RS - Brasil*
Informações: 55 51 3592.1943 - www.saoleopoldo.rs.gov.br
DIA 26 DE JANEIRO (TERÇA-FEIRA)*
13h30min - *Abertura da RPMC
Alfredo Manevy - Secretário Executivo do Ministério da Cultura*
Fernando Rojas - Vice-Ministro da Cultura de Cuba*
Ary Vanazzi - Prefeito de São Leopoldo*
Mesa-Redonda*: Agenda 21 da Cultura - Panorama Mundial da Gestão Local*
15h (1ª. Parte)
*A AGENDA 21 DA CULTURA - APRESENTAÇÃO
*Raquel Diana* (Representante da Rede Interlocal de Cultura) e *Vitor Ortiz* (Secretário da Cultura de São Leopoldo/RS, membro do grupo de redação da Agenda 21 da Cultura aprovada em Barcelona 2004)
16h (2ª. Parte)
*OS DESAFIOS DOS CONSELHOS DE CULTURA PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS CULTURAIS*
Análise e debate da atuação dos conselhos de cultura e de outros organismos de representação civil e participação social na definição das políticas públicas.
Gustavo Vidigal - Secretário Geral do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC*
Marcelo Veiga - Coordenador-Geral do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC*
Dulce Lamego - Membro representante de Dança no Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC*
Osvaldo Viegas - Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais - CONECTA*
18h - *CONFERÊNCIA* de *David Harvey:*
O inglês** David Harvey* (1935) é formado na Universidade de Cambridge. Atualmente é professor da City University of New York, onde trabalha com diversas questões ligadas à geografia urbana. Entre suas obras, encontram-se *A condição pós-moderna* (São Paulo: Loyola, 1992), *O novo imperialismo*(São Paulo: Loyola, 2004), *Espaços de esperança* (São Paulo: Loyola, 2005) e *A produção capitalista do Espaço* (São Paulo: Annablume, 2005). Recentemente, a revista IHU, da Unisinos, publicou entrevista com Harvey.
20h - *PROGRAMA ESPECIAL*
Lançamento da Rede Audiovisual Ibero-Americana (RAIA) e estréia latino-amercana do web documentário Ctrl-V::Vídeo Control (DiverCult)
*- Fernanda Martins - Diretora do Instituto DiverCult/ Barcelona - Espanha*
*Shows da CASA CUBA*:
19h - *Fernanda Kruger Trio* (São Leopoldo);
20h - *4tcheto,Raul Ellwanger e Adriana Defentti* (Porto Alegre);
21h - *Liliana Herrero* (Argentina);
22h - *Vicente Feliú* (Cuba).
DIA 27 DE JANEIRO (QUARTA-FEIRA)*
13h30min* - CONFERÊNCIA* de* Emir Sader:*
O brasileiro Emir Sader é graduado em Filosofia, realizou Mestrado em Filosofia Política e doutorado em Ciências Políticas, pela Universidade de São Paulo (USP). Na instituição, foi professor de política e filosofia. Também foi docente da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Universidade do Chile. Professor aposentado da USP, e ex-presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia, Sader dirige o Laboratório de Políticas Públicas (LPP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do conselho editorial do periódico inglês *New Left Review*.
Mesa-Redonda*: A Convenção da Diversidade Cultural e os Governos Locais*
15h (1ª. Parte)
OS GOVERNOS LOCAIS DIANTE DA CONVENÇÃO*
Américo Córdula - Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural - MinC
Daniel Zen - Secretário da Cultura do Estado do Acre e Presidente do Fórum
Nacional dos Secretários Estaduais de Cultura*
Márcio Caetano - Secretário de Cultura da cidade de Fortaleza e
Vice-Presidente do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Cultura*
Luís Repetto - Ex-Ministro da Cultura do Peru, especialista da área de
patrimônio cultural e museus, professor da PUC-Lima*
17h (2ª. Parte)
EXPECTATIVAS COM A ALBA E O MERCOSUL
Ismael González - Coordenador da ALBA Cultural/Cuba*
Daniel Gonzalez - Ex-Diretor da OEI no Brasil e
Representante da Red Mercosur Cultural*
18h* - PAINEL ESPECIAL*
O Sistema Nacional de Cultura e a II Conferência Nacional de Cultura do Brasil
JOÃO ROBERTO PEIXE - Coordenador do Sistema Nacional de Cultura/
Ex-Secretário de Recife - JOÃOZINHO RIBEIRO - Coordenador Executivo da II
Conferência Nacional de Cultura/Ministério da Cultura do Brasil/
Ex-Secretário de Cultura do Maranhão
19h - PAINEL ESPECIAL*
Estratégia para a expansão do parque exibidor brasileiro*
GLAUBER PIVA - Ex-Secretário Nacional de Cultura do PT, atual diretor da
Agência Nacional de Cinema - ANCINE*
Shows da CASA CUBA:
19H *Luciano Alves *(São Leopoldo);
20h *Pedro Muñoz *(RS);
21h *Daniel Viglietti*; (Uruguay)
22h *Agarrate Catalina *(Uruguay).
DIA 28 DE JANEIRO (QUINTA-FEIRA)
13h30min* - Debate Aberto: Uma plataforma local para a diversidade cultural*
PROPOSTAS DE DIRETRIZES GERAIS
Dália Rosa - Coordenadora Adjunta da Mesa de Desenvolvimento Cultural de
El Salvador*
Juana Nunes - Coordenadora G** **COORDENAÇÃO-GERAL DE MOBILIZAÇÃO E
ARTICULAÇÃO EM REDE - MARES** eral de Mobilização e Articulação em Rede -
SCC/MinC*
Norma Paula - Coordenadora da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/
Fortaleza/CE*
Jéferson Assunção - Membro da Coordenação Executiva Rede de Gestores
Culturais da Região Metropolitana e Secretário da Cultura de Canoas/RS*
16h - Painel:
*O PROGRAMA MAIS CULTURA E A AGENDA 21 DA CULTURA: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E QUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS*
* - FABIANO DOS SANTOS PIÚBA - Diretor Nacional do Livro, Leitura e Literatura do MinC/ Secretário Substituto da Secretaria de Articulação Institucional do MinC*
* - JOSÉ VIRGÍLIO LEAL DE FIGUEREDO - Presidente do Instituto Arte no Dique/Santos-SP*
* - ALEXANDER DELIJAICOV - Arquiteto e Professor do Depto. de Projetos da FAU/USP/ autor do Projeto Original do Centro Educacional Unificado - CEU de São Paulo, gestão Martha Suplicy*
17h30 - *CONFERÊNCIA de Aníbal Quijano:*
O peruano *Aníbal Quijano*, sociólogo, *doutor pela Universidade Nacional Maior de San Marcos, Lima, Peru. Doutor honoris causa da Universidade Central da Venezuela, Caracas. Professor do Departamento de Sociologia da Binghamton University, Nova York. Membro do Colóquio Internacional de Economia Mundial. *É autor de “Os fantasmas da América Latina”, ensaio publicado no livro *Oito visões da América Latina*, Editora SENAC, 2006.
Shows da CASA CUBA
*19H Melomaníacos (São Leopoldo);*
*20h Realidade Paralela (Porto Alegre); *
*21h Tonho Crocco (Porto Alegre); *
*22h Obsesión (Cuba)*
DIA 29 DE JANEIRO (SEXTA-FEIRA)
Shows da CASA CUBA
19 H MIDIAN (São Leopoldo)
*20 H SARAU CANTOS DO MUNDO (PoA)*
*21 H Maracatu Truvão (PoA)*
*22 H Escola de Samba Império do Sol (São Leopoldo)*