CirandaCiranda Internacional de Informação Independente
Para que outro mundo seja possível, é preciso reinventar a comunicação

Página inicial

FSM 10 Anos

Porto Alegre 2010

Salvador 2010

MMM 2010

FS Urbano - Rio 2010

Detroit 2010

FS Américas - Assunción 2010

FS Pan-Amazónico - Santarém 2010

PALESTINA DAKAR ]

BRASIL ]

Honduras resiste]

FSM 2009 BELÉM WSF 2008 Global Nairóbi FSM 2006 Policêntrico Porto Alegre 2005 India Social Forum

Educação ] Ciranda Europa

I CONFECOM - Conferência Nacional de Comunicação ]

Mapa do site

CirandaCiranda RSS

TV | Rádio | Fotos
Centro de Mídia Independente

ATENÇÃO! Milícia Armada de ex-Deputado Federal assassina militante do MST no Pará

lançamento do documentário Impasse


Ciranda Twitter

TV CIRANDA

Estúdio Livre

TV PIOLHO

(JPG)

(GIF)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(GIF)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(GIF)

(JPG)

(JPG)

(JPG)

(PNG) FSM 2010 WSF

T e m a s

A marcha surpreende

sábado 30 de janeiro de 2010

Porto Alegre reafirma seus vínculos com o FSM mobilizando participação na marcha de abertura, que superou as expectativas.

Stella Oliveira

O encontro na capital gaúcha não é o único evento do Fórum Social Mundial (FSM) na grande Porto Alegre (POA) que se divide em atividades e eventos simultâneos, num total de 27 municípios do Rio Grande do Sul, particularmente da região metropolitana. Além disso, não é um evento centralizado do FSM, Cujas as atividades este ano estão espalhadas por mais de 30 fóruns já agendados, incluindo um em Salvador, Bahia, que começa quando o evento gaúcho ainda estará em fase de finalização. Por isso, as expectativas para a Marcha de Abertura eram relativamente modestas. Mas a participação superou o previsto. Cerca de 30 mil pessoas circularam pelas avenidas Borges de Medeiros, Aureliano Pinto de Figueiredo e Beira Rio.

A marcha mostrou diversidade, mas especial participação de grupos organizados. Parte da visibilidade da marcha foi assegurada pelas centrais sindicais brasileiras que vieram todas a POA com alas próprias. Porém unificadas na defesa da redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas.

Também participaram movimentos de mulheres em defesa do povo do Haiti, pela desocupação da Palestina, e outros temas sempre presentes no FSM, como a defesa da descriminalização da maconha, gritando slogans como “maconha é natural, Coca-Cola é que faz mal”, jovens participantes animaram a Marcha.

Um grupo autonomista com slogans pela ação direta, defendiam a abertura dos arquivos da ditadura militar brasileira e denunciavam a violência contra as mulheres. Este grupo aproveitou a caminhada para convidar para oficina sobre o assunto no Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), em Novo Hamburgo, para o dia seguinte. O encerramento da Marcha teve a participação dos clowns (palhaços), defendendo os artistas de rua.


Copyright © 2004 - 2006 por Rede de Autoria Ciranda
Todo material neste sítio web, pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença.